Participar da reunião da Equipe Nacional de Treinamento (ENT) da AEBP foi, para mim, um momento intenso de vivência do clima inerente à fraternidade escoteira: o compromisso sempre presente de permitir uma prática atrativa e progressiva para as crianças e jovens. Foi um momento prazeroso, como são todos os momentos em que estamos imersos no Movimento Escoteiro, quando falamos sobre os fundamentos e a prática do Escotismo, mas foi também um momento de muito trabalho, alguns bons debates e muitas, muitas ideias.
Acredito fielmente que o verdadeiro caminho do resgate às tradições vem sendo construído e, a reconstrução de uma história demanda de todos os sujeitos envolvidos a vontade e a disponibilidade em mudar. Ademais, é preciso identificar, mediante uma análise conjuntural e de consciência, como estamos desenvolvendo nossas práticas para que, desta forma, o caminho a ser percorrido possa agregar positivamente os valores a que se pretende chegar: pluralismo, protagonismo, autonomia, respeito às diversidades, fraternidade.
Aliás, pensar no estabelecimento de mudança é algo a que o ser humano está acostumado desde os tempos mais longínquos e, em nossa sociedade, vem sendo encarada com certo desprezo e desconfiança. Importante salientar que o grande objetivo nosso é mudar, mas não em caráter de depreciar, não no caráter de fazer intensificar uma lógica de elite, uma lógica de poucas pessoas dispostas à prática do escotismo, mas no sentido de promover a sua democratização pelos métodos adequados, ou como bem enfatizou o nosso Presidente, Sr. Mário Greggio, "dominando a linguagem do Escotismo" e afinando nossas relações com nossos irmãos escoteiros e não escoteiros.
Fazer parte de uma fraternidade é entender que mesmo na discordância, é preciso manter níveis éticos aceitáveis em virtude de estarmos em contato com o outro para a construção de significações no mundo. Respeito é fundamental para que possamos fazer o mundo um lugar melhor, como bem enunciou BP, nosso fundador.
Precisamos de planos executáveis, precisamos de pensamentos simples e ações nobres para que o escotismo seja uma prática bem difundida a fim de tornar a sociedade mais humana, justa e plural. A todos e todas, irmãos e irmãs, deixo meu Sempre Alerta Para Servir e um forte aperto de canhota. Fraternos abraços!
Scouts Brasil (AEBP)
Este blog nasce como fonte alternativa de divulgação do Escotismo Tradicional, encampando também um fórum de questionamentos para o estudo da Equipe Nacional de Treinamento (ENT) da Associação Escoteiros de Baden-Powell (AEBP), de seus associados e a todos os interessados em saber mais e praticar o escotismo da forma tradicional. Aproveitamos para deixar nosso Sempre Alerta Para Servir e um forte aperto de canhota.
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Reunião da Equipe Nacional de Treinamento
Realizada entre os dias 06 a 08 de novembro de 2015, na sede da Associação Escoteira Guia Lopes, situado à Rua Professor Rotilho, nº 25, Centro, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, a Reunião da Equipe Nacional de Treinamento (ENT), teve inúmeros momentos de debate com vistas a direcionar e compartilhar informações com vistas a estruturar a vivência do Escotismo a nível nacional.
Esperamos todos e todas para nossa Assembléia no próximo ano na sede da Associação Escoteira Guia Lopes.
Esperamos todos e todas para nossa Assembléia no próximo ano na sede da Associação Escoteira Guia Lopes.
Introdução
Este blog nasce como fonte alternativa de divulgação do Escotismo Tradicional, encampando também um fórum de questionamentos para o estudo da Equipe Nacional de Treinamento (ENT) da Associação de Escoteiros de Baden-Powell (AEBP), de seus associados e a todos os interessados em saber mais e praticar o escotismo da forma tradicional.
Ele decorre de uma demanda emergida na reunião da ENT realizada de 06 a 08 de novembro do ano de 2015 na sede do Grupo Guia Lopes, em Pernambuco. Neste blog, instrumento adequado às demandas sociais da conectividade, da modernidade e dos novos espaços de poder e informação, estaremos divulgando as informações e requerendo dos presentes seus devidos posicionamentos a fim de melhorarmos cada vez mais o Escotismo em prol do desenvolvimento autônomo, instigante e interativo em que a linguagem da prática do escotismo seja única, mas aberta às práticas costumeiras de cada unidade local.
Aproveitamos para deixar nosso Sempre Alerta Para Servir e um forte aperto de canhota.
Ele decorre de uma demanda emergida na reunião da ENT realizada de 06 a 08 de novembro do ano de 2015 na sede do Grupo Guia Lopes, em Pernambuco. Neste blog, instrumento adequado às demandas sociais da conectividade, da modernidade e dos novos espaços de poder e informação, estaremos divulgando as informações e requerendo dos presentes seus devidos posicionamentos a fim de melhorarmos cada vez mais o Escotismo em prol do desenvolvimento autônomo, instigante e interativo em que a linguagem da prática do escotismo seja única, mas aberta às práticas costumeiras de cada unidade local.
Aproveitamos para deixar nosso Sempre Alerta Para Servir e um forte aperto de canhota.
Assinar:
Postagens (Atom)




